VIAGENS, LUGARES, "POINTS", DICAS DE TURISMO ALTERNATIVO


A vila de Paranapiacaba: Uma vila Inglesa, entre São Paulo e a serra do Mar


A vila de Paranapiacaba pertence a cidade de Santo André, mas fica bem distante do centro da cidade, numa estreita faixa de terra, já no caminho do litoral em plena serra do mar. A sensação que se tem caminhando pelas ruas da vila, é a de se estar em lugar algum que você já tenha visto, ou melhor, é como se o que esta na sua frente, fosse uma pintura e não algo real. Só que este lugar é de verdade e você pertence a este quadro do séc:XIX.
Paranapiacaba foi construída pelos ingleses na implantação do sistema ferroviário que fazia a ligação do planalto com o litoral. Entre vários fatos curiosos , um deles é que ali começou a história do futebol no Brasil, foi onde os ingleses jogaram com os operários a primeira partida. A neblina, a garoa, as cores com a mudança do clima, da lua, a visão da replica do Big Ben e um monte de trens velhos parecendo cheio de fantasmas, amontoados pelos pátios do emaranhado de trilhos, muitos desativados, faz parecer que aquilo tudo simplesmente é o seu sonho ou o seu pesadelo, e Jack o estripador também pode resolver se materializar por ali, bem na sua frente estimulado pelo exagero da sua imaginação.








imagens/Google






Embu das Artes
Embu das Artes é um município brasileiro do estado de São Paulo, pertencente à Região Metropolitana da capital paulista e à microrregião da cidade de Itapecerica da Serra. A população estimada em 2009 era de 248 722 habitantes, e a área é de 70,1 km² (densidade demográfica: 3 508,3 hab/km²). É considerado oficialmente uma Estância turística( Wikipedia )
http://pt.wikipedia.org/wiki/Embu_das_Artes






 








  imagens/Google
como chegar em Embu das Artes (http://www.embu.sp.gov.br/e-gov/cidade/?ver=200)

Jericoacoara
UM BOM COMEÇO DE IDEIA PARA COMEÇAR A FALAR EM LUGARES DIFERENTES, BONS PARA QUEM VAI VIAJAR E QUER VER OUTRAS "COISAS" ALÉM DOS TRADICIONAIS PACOTES PRONTOS PARA O TURISTA, É JERICOACOARA, PRAIA AO NORTE DE FORTALEZA.



O POR DO SOL EM JERI É UM PROGRAMA, UM ACONTECIMENTO, A MAIORIA DAS PESSOAS QUE DURANTE O DIA ESTAVAM ESPALHADAS POR TODOS OS LUGARES DA PRAIA, DA VILINHA, VÃO ESTAR LÁ EM CIMA, OLHANDO O SOL, TOCANDO UM VIOLÃO OU SIMPLESMENTE SÓ ADMIRANDO O VISUAL
  UM DOS CAMINHOS QUE LEVA A JERICOACOARA, É DE FORTALEZA, VIA ONIBUS ATÉ JIJOCA(PEQUENA CIDADE).JIJOCA É UMA TÍPICA CIDADEZINHA DO LITORAL CEARENCE, CERCA DE + OU _ 25KM DE JERI, ONDE VOCÊ TEM QUE PEGAR UM CARRO(JIPE,UTILITÁRIO QUE NÃO ATOLA NAS DUNAS)PARA CHEGAR ATE A PRAIA DE JERI. O INTERESSANTE É O CAMINHO, ESTRADA DE AREIA E PARTE FECHADA POR CAJUEIROS E ÁRVORES(FOTOS  POR MARILIA BOOS), QUE DEPOIS SE TORNA UMA ESTRADA BRANCA, COMO SE FOSSE UM DESERTO ATÉ CHEGAR A JERICOACORA. SE VOCÊ DER A SORTE DE VIAJAR A NOITE E PEGAR ESTA ESTRADA NA LUA CHEIA, AÍ A COISA FICA
MAGICA.
                                                                                   
            ESTA ESTRADA QUE LIGA JIJOCA A JERI EU FIZ JUNTO COM ALGUNS AMIGOS A PÉ, PARA QUEM PUDER VALE A PENA.
OUTRO TRECHO QUE EU FIZ A PÉ, + OU - 40 KM, FOI SAINDO DE JERICOACOARA, SUBINDO O SERROTE(MORRO DE JERI), TEM QUE TER CUIDADO A NOITE QUE SEGUNDO ALGUMAS PESSOAS TINHA CASCAVEL, MAS SEGUI ANDANDO PELA PRAIA ATÉ PREA(PRAIA DE PESCADORES, ONDE TINHA ACABADO DE CHEGAR UMA JANGADA, CONSEGUI UM PEIXE E AINDA FUI COMER O PEIXE NA CASA DE UM PESCADOR, "TROCANDO UMA IDEIA" COM SUA FAMÍLIA, GENTE MUITO BOA,VALE A PENA TENTAR ESTE CAMINHO E TAMBÉM O PEIXE.DEPOIS SEGUI CAMINHANDO, SAINDO DA PRAIA RUMO A FORTALEZA, CAMINHANDO PELOS POVOADOS, CONVERSANDO COM AS PESSOAS, TEM MUITO PÉ DE MANGA, COCO E O PESSOAL QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR REALMENTE É DEMAIS, MUITO BOM.EU COMECEI A ANDAR PELAS 9:00 Hs DA MANHA E SÓ PAREI AS 10:00 Hs DA NOITE. FIZ ESTA VIAGEM SOZINHO MAS É BOM A PESSOA SE INFORMAR COMO ESTÃO AS COISAS POR LÁ NOS DIAS DE HOJE E FAZER A VIAGEM COM MAIS PESSOAS.
NA ÉPOCA QUE EU FREQUENTAVA JERI, EU COSTUMAVA FICAR HOSPEDADO NAS CASAS DO PESSOAL NATIVO, QUE ALÉM DE VOCÊ DAR UMA FORÇA PARA A FAMÍLIA, VOCÊ VIVIA A REALIDADE DA VIDA EM JERICOACOARA. ISTO É INTERESSANTE PORQUE DO QUE VOCÊ FAZER UM TURISMO SÓ DE "SUGAÇÃO" VOCÊ AJUDA E ENTENDE AS NECESSIDADES DOS NATIVOS. NA ÉPOCA JÁ EXISTIA UMA PREOCUPAÇÃO COM A OCUPAÇÃO DESORDENADA DE JERI, FAZENDO COM QUE OS NATIVOS VENDESSEM AS SUAS CASAS E FOSSEM MORAR MAIS DISTANTE, CRIANDO ASSIM UMA POSSIBILIDADE DE "FUTURA FAVELIZAÇÃO . PENSO EU QUE É BOM CRIAR UMA IDEIA DE TURISMO DE PRESERVAÇÃO  E COM A DIREÇÃO DOS NATIVOS, POIS ELES  QUE SABEM DAS SUAS NECESSIDADES.NUMA DESSAS MINHAS PASSAGENS POR JERI, VOLTANDO DA PRAIA ENCONTREI UM PESCADOR COM DOIS CESTOS CHEIOS DE LAGOSTIM, COMPREI BEM BARATO, LEVEI PARA A CASA QUE EU ESTAVA HOSPEDADO E A DONA DA CASA FEZ UM PRATO ESPECIAL PRA TODO MUNDO. ESTA É A IDEIA PRA MIM DO TURISMO DE JERICOACOARA E CLARO TEM OPÇÕES PRA TODO GOSTO, VARIAS POUSADAS, QUE SÃO BOAS E DA PRA FICAR BEM.

FOTOS / GOOGLE                                                                                                                                                                                    Antigamente (20 anos antes)em jeri , não havia energia eletrica, então quem frequentou jericoacoara nestes tempos viveu o melhor desta praia. Durante o dia o pessoal se espalha tudo é muito amplo á noite as pessoas iam para vilinha, você caminhando pelas ruas ouvia vozes de grupos que passavam mas não sabia quem era, mas de repente você podia encontrar todo mundo dançando um regaee, ou forro em algum boteco(bar) ou junto a alguma fogueira, com alguém tocando um violão. Certa vez fiz amizade com um pessoal de Brasilia, Terezina,Rio que tocavam e me passaram um violão, eram + ou - 5 instrumentos fora o improviso, tocamos 5 noites seguidas até o dia amanhecer. Outra coisa da "magia" de Jericoacoara, é que você podia ir sozinho, mas sempre iria se juntar a vários grupos( não tem frescura) e se quisesse ficar só, tranquilo, manter a sua privacidade, ninguém te incomodaria. Bom eu como faz muito tempo que não vou pra lá, mas quando puder quero rever esta estrada que parece que vai dar na lua, espero que estas coisas nunca mudem em Jeri, apesar da especulação e da ganancia.
imagens/Google

O dia do ladrão Fui roubado, entraram na minha casa, quebraram o vidro e arrombaram um cadeado, já era previsto e tinha tirado já ...