sexta-feira, 16 de março de 2012

Estudo:moscas rejeitadas buscam mais o álcool

Experiência mostrou que insetos que não conseguiram sexo optaram mais que os outros por bebidas alcoólicas
Moscas rejeitadas preferem álcool, diz estudo / Julian Stratenschulte/AFP Moscas rejeitadas preferem álcool, diz estudo Julian Stratenschulte/AFP
Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos EUA, revelou que o consumo de álcool pode ser uma saída usada pelas moscas para a rejeição “amorosa” de parceiras. A pesquisa foi divulgada pela Science nesta quinta-feira.

Uma experiência da instituição separou moscas macho em dois grupos. Um deles foi colocado ao lado de fêmeas virgens, que permitem a cópula, e outro ficou com as fêmeas mais arredias.

Depois disso, os pesquisadores deixaram que os insetos optassem entre alimentos com ou sem álcool e descobriram que as moscas que haviam sido rejeitadas escolhiam a bebida alcoólica muito mais do que as que conseguiram copular.

De acordo com o estudo, o sexo eleva o nível de uma substância chamada “neuropeptídeo F”. Essa substância liga-se ao sistema de recompensa do cérebro. Caso contrário, é muito maior a chance de que o inseto opte pelo consumo alcoólico.

Um comentário:

  1. Isto é que é falta de noticia, apesar que do jeito que as coisas andam na politica do Brasil, eleições municipais, a mesma sacanagem de sempre...então é melhor isto.
    Agora já imaginou o vôo de uma mosca bêbada e ainda abandonada, o som do seu zumbido.

    ResponderExcluir

  Entrevista da Rita Lee na Globo em 2009 https://www.youtube.com/watch?v=EXLb4SLvLEg https://www.youtube.com/watch?v=tdSWaYRexeU   https://...